A razão pela qual amamos abelhas e odiamos marimbondos

A razão pela qual amamos abelhas e odiamos marimbondos IMAGE

Pallab Ghosh - BBC News

Pesquisa indica que pessoas não gostam dos marimbondos porque desconhecem que eles são responsáveis pelo transporte do grão de pólen das flores e por matar pragas e, por isso, são tão importante quanto as abelhas para o meio ambiente.

Um novo estudo revela que os marimbondos são odiados e as abelhas, amadas. Pesquisadores, no entanto, dizem que a má fama dos marimbondos é injusta, porque eles são tão importantes para o meio ambiente quanto as abelhas.

Os responsáveis pelo estudo sugerem que se faça uma campanha de marketing para mudar a imagem dos marimbondos junto à população - a má reputação, segundo os pesquisadores, está relacionada ao pouco conhecimento do papel desses insetos na natureza. Também dizem que gostariam de ver os mesmos esforços feitos em relação às abelhas para preservá-los.

Foi feita uma pesquisa com 750 pessoas de 46 países na qual foi detectado que os marimbondos, famosos por suas picadas dolorosas, estão entre os insetos mais odiados.

Os que participaram da pesquisa tiveram que listar insetos numa escala de preferência que variava de -5 a 5, ou seja, dos que provocavam reações negativas aos que atraíam sentimentos positivos.

A maioria dos participantes classificou as abelhas com nota 3 ou acima de 3. O oposto aconteceu com os marimbondos, que receberam notas negativas, -3 ou inferior.

Quando perguntadas sobre quais palavras podiam associar com as abelhas, as respostas mais frequentes foram "mel", "flor" e "polinização". No caso dos marimbondos foi "ferrão", "irritante" e "perigoso".


Foto: Getty Images / BBC News Brasil


Banner Lateral (1)
ouça online
Banner Lateral (2)