Ford e Volkswagen podem se unir para ampliar negócios

Ford e Volkswagen podem se unir para ampliar negócios IMAGE
terra
Foto: REUTERS/Fabian Bimmer/File Photo / Reuters
Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha (12/04/18)

Fabricantes já firmaram acordo para veículos comerciais; potencial fusão poderá ter benefícios para Ford e VW em vários mercados

O acordo firmado entre Ford e Volkswagen para cooperação no desenvolvimento de veículos comerciais tem potencial para se expandir. Segundo análise do jornal americano "The Detroit Bureau", uma parceria mais ampla entre as duas marcas poderia ser muito benéfica para ambas.

A Volkswagen poderia se aproveitar da força da Ford no mercado americano para se reestruturar por lá, principalmente depois do escândalo do "dieselgate". Já a Ford poderia crescer na Europa, América Latina e China. Para isso, as marcas podem compartilhar plataformas e se ajudar a aumentar suas gamas de modelos.

A montadora americana poderia ainda se beneficiar do forte plano de eletrificação da Volkswagen e retomar o lançamento de modelos elétricos e híbridos. A marca do oval azul acabou ficando para trás na corrida pelo carro elétrico.

Ford tem mudanças profundas

Atualmente, a Ford passa por mudanças radicais. Uma delas, sem precedentes, é a de abandonar sedãs, cupês e hatches nos Estados Unidos, e focar em picapes e SUVs. Além disso, deu mais impulso ao desenvolvimento de carros autônomos.

A marca vai lançar ainda mais utilitários e crossovers nos próximos anos. Segundo fontes do "Detroit Bureau", as duas empresas já estão com negociações em andamento. No entanto, ainda é cedo para dizer quando e como uma possível fusão ocorrerá.

Banner Lateral (1)
ouça online
Banner Lateral (2)